(84) 4008-9490 Seg-Sex das 8h às 18h

contato@atijuridico.com.br

SIJAF

Blog da ATI

Curso de Gestão na Advocacia, o 2º encontro

2º encontro do curso de gestão na advocacia promovido pela ATI Jurídico

2º Encontro do Curso de Gestão

 

Aconteceu na última sexta-feira (21), nele foram abordados os temas de Controladoria e Tecnologia e Gestão Financeira. O Curso da ATI Jurídico tem se mostrado uma ótima oportunidade de aprendizado para os participantes, pois além de aprenderem com os consultores, trocam experiências entre si, enriquecendo os conteúdos trabalhados com as vivências e particularidades de cada organização.

Ressalta-se a expressiva participação de gestores administrativos no curso, o que confirma a tendência de profissionalização baseada na gestão do exercício da advocacia. Entendemos que a profissionalização dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos passa inevitavelmente pela gestão, e os profissionais do direito e escritórios que mais cedo compreenderem esta necessidade mais cedo colherão os frutos da gestão para suas organizações.

Estão participando do curso de gestão na advocacia promovido pela ATI Jurídico advogados, engenheiros, administradores e estudantes de direito

Rodrigo Veríssimo, consultor associado da ATI Jurídico deu início ao encontro com a temática Controladoria Jurídica, fazendo uma breve retrospectiva sobre a gestão na advocacia ao longo do tempo, da “advocacia romântica à gestão legal”, mostrando por que a gestão legal é uma necessidade atual. No Brasil a prática da gestão começou a partir dos anos 90, passando os escritórios de advocacia nos anos 2000 a buscarem por novos profissionais (economistas, administradores, engenheiros) para gerir suas bancas.

Para Rodrigo o advogado deve questionar-se sobre o custo da sua hora de trabalho, e com a resposta, avaliar o momento adequado para contratar um profissional para gerir o escritório. É indispensável ao advogado entender sobre gestão, mas não é preciso que seja ele o responsável direto pela gestão do escritório.

Ainda sobre Controladoria, Rodrigo diz que “ainda que não seja possível o escritório implementar um departamento de controladoria, é possível implementar ações e dividi-las entre a equipe”. A mudança de cultura é mais importante que a implementação de ferramentas para gestão e controladoria em um escritório de advocacia, as melhores ferramentas, os melhores softwares jurídicos do mercado não farão diferença se não forem aceitos pela organização.

Ainda no período da manhã, o consultor Adriano Motta trouxe o tema da Tecnologia, voltada para a área jurídica. Iniciou com um panorama sobre os investimentos que os escritórios têm feito em tecnologia, e como a tecnologia poderia contribuir para a a redução de custos, ganho em eficiência e segurança, segundo Adriano: “A tecnologia tem como função dá suporte ao negócio”.

Também foram pautas da apresentação a importância dos escritórios planejarem o crescimento de suas infraestruturas físicas a longo prazo, a fim de evitarem despesas futuras desnecessárias. Adriano continuou com os benefícios da computação nas nuvens, trazendo mais segurança e praticidade para os escritórios e profissionais do meio jurídico.

Fernando Mosca, consultor associado ATI jurídico traz o tema de Gestão Financeira

No turno da tarde Fernando Mosca, também consultor associado da ATI Jurídico, continou o curso de gestão com a temática de Gestão Financeira. De acordo com Fernando: “O lucro deve ser, ao mesmo tempo, o suporte e o alvo de um processo cíclico e perene”, ainda que o lucro não seja a finalidade fim do escritório, é por meio dele que se dá sua existência. Sobre redução de custos, assunto de interesse de todos Fernando diz “não se reduz custos com o objetivo de ofertar um preço menor para o cliente mas sim para tornar a estrutura mais eficiente”.

O último encontro do Curso de Gestão na Advocacia será na sexta-feira (28), quando serão trabalhados os temas de Marketing e Liderança e Equipes de Alto Desempenho. Ainda temos vagas! Confira o conteúdo programático e nossa política de descontos aqui ou ligue (84) 4008-9490 e saiba mais.

Deixar uma Resposta



POCKET JURÍDICO