(84) 4008-9490 Seg-Sex das 8h às 18h

contato@atijuridico.com.br

SIJAF

Blog da ATI

[ATUALIZAÇÃO 2019] Advocacia em transformação: você está preparado?

ARTIGO advocacia em transformaçãoAdvocacia em transformação. Você está preparado?

 

Os novos tempos demandam novas ações. A advocacia em transformação exige inovação estratégica e organizacional na execução e entrega dos serviços jurídicos, o que se mostrará como um fator chave de diferenciação para advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos em função de fatores como:
– Ampliação da abrangência geográfica de atuação;
– Regulação, compliance e acesso à justiça;
– O novo perfil do cliente e sua forma de adquirir serviços jurídicos;
– Novos operadores e novos formas de competir;
– Inovação tecnológica e de processos organizacionais.

É preciso questionar-se.

 

Quais medidas você tomou nos últimos 12 meses em relação a gestão empresarial do seu escritório de advocacia?

 

O mercado jurídico, apesar da vontade dos advogados mais experientes, está em constante transformação. A tecnologia mudou a forma como advogar e gerir os escritórios; softwares de gestão jurídica fornecem métricas aos advogados, mas será que elas estão sendo bem utilizadas? O cliente, cada vez mais empoderado, exige mais dos advogados, que necessitam dar diferenciais no atendimento para satisfazer a clientela cada vez mais exigente.

É preciso manter-se atualizado e em constante capacitação. A seguir, listo algumas áreas do conhecimento que os advogados necessitam dominar para melhor atuar, são elas: modelo de negócio, estratégia, planejamento estratégico, métricas, desempenho, marketing, mídias sociais, gestão contábil, finanças, liderança e colaboração. Em quais delas eu preciso melhorar? Quais delas estou negligenciando? E mais, em quais delas me destaco para concentrar esforços, beneficiando minha equipe?

O advogado em 2019 precisa buscar capacitação para expandir suas habilidades, indo além do conhecimento técnico jurídico, abrangendo as competências de empreendedorismo, gestão de negócios empresariais e uma melhor compreensão de modelo de negócios e planejamento estratégico para, assim, enfrentar a concorrência do mercado jurídico, manter-se atualizado e aproveitar as oportunidades que se abrem apesar – e em função – das crises.

Por Adriano Motta, sócio diretor da ATI Jurídico e consultor em gestão de serviços jurídicos.

Link para E-book sobre Planejamento Estratégico

 

Deixar uma Resposta



POCKET JURÍDICO