(84) 4008-9490 Seg-Sex das 8h às 18h

contato@atijuridico.com.br

SIJAF

Blog da ATI

Como gerar senhas seguras e fortes, fáceis de memorizar?

Ilustração sobre o tema do artigo como gerar senhas seguras e fortes

Criar senhas seguras e fortes para os inúmeros aplicativos e sites de relacionamento, sistemas do trabalho e necessidades afins, é um dos desafios dos tempos modernos. Como professor e profissional atuante nas áreas de tecnologia e gestão, sou constantemente questionado por colegas de trabalho e alunos, sobre como criar senhas seguras e fortes, obedecendo a complexidade requerida pelos atuais sistemas da internet e sem ter que anotar em algum local para não esquecer, ou seja, senhas que sejam fáceis de memorizar.

É definido pela NBR ISO 27002, que trata da conduta para Gestão da Segurança da Informação, seção 11.3.1, item D, as recomendações técnicas para definição de uma senha de qualidade. São elas:

1) Fácil de lembrar;

Tem que ser uma informação que você não precise recorrer à anotação. É preciso ter as senhas em mente  quando necessárias.

2) Não baseada em nada que alguém facilmente possa descobrir ou obter utilizando informações relativas a pessoas, por exemplo, nomes de pessoas, números de telefones e datas de nascimento;

Você pode utilizar gostos, eventos ou objetos relacionados a sua vida pessoal como comidas ou títulos de livros, por exemplo: filé à parmegiana ou Romeu & Julieta.

3) Não vulneráveis a ataques de dicionários (por exemplo, não consistir em palavras inclusas em dicionários);

Este é bem interessante, pois podemos resolver com uma técnica simples.

Veja por exemplo a palavra “Romeu & Julieta”. Deve estar catalogada em algum dicionário. Então não podemos utilizar como senha? Sim podemos, mas para isso teremos que realizar algumas alterações lógicas: retirar os espaços em branco da palavra e substituir as vogais por número ou caracteres especiais. Desta forma teremos algo semelhante a “R0m3u&Jul1et@”. 

Agora temos uma palavra que não está em nenhum dicionário, fácil de lembrar e que está em formato de senha. Faça isso com qualquer palavra ou frase que deseja utilizar como senha. Quanto maior a palavra ou frase, mais segura será sua senha.

4) Isentas de caracteres idênticos consecutivos, todos os números e todos os alfabéticos sucessivos;

Esta última parece irrelevante se obedecermos às outras três anteriores, mas tem sua importância observando que existem ainda várias pessoas que utilizam 123, 12345, abcd como suas senhas.

Senhas seguras e fortes com o SIJAF

O SIJAF, nosso sistema de gestão de processos, assume o compromisso com a segurança das suas informações. Dessa forma, assim como ocorre com outros validadores de senha que se encontram no mercado, exigimos para a criação das senhas a composição de no mínimo de oito caracteres. Ao menos um deles deverá ser uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número e um caractere especial. Apesar de não ser uma recomendação da norma ISO, ajuda a fortalecer ainda mais a segurança da sua senha.

Uma última orientação é nunca utilizar as mesmas senhas para questões pessoais e profissionais. Sei que isto nem sempre é uma questão fácil e prática para todos, mas para ter uma melhor segurança temos que realizar um mínimo de esforço.

Se você é daqueles que precisa guardar na memória muitas senhas, recomendamos a utilização de sistemas de gerenciamento de senhas como LastPass e o PasswordBox. Para aqueles que quiserem mais informações sobre estes sistemas de gerenciamento de senhas, segue um link a abaixo com maiores detalhes.

http://www.techtudo.com.br/kits/melhores-gerenciadores-de-senhas.html

Pronto! Agora você tem como definir senhas seguras e fortes e que atendem às normas de segurança.

Emmanoel Monteiro de Sousa Junior é Diretor de Tecnologia da ATI Jurídico

Deixar uma Resposta



POCKET JURÍDICO