(84) 4008-9490 Seg-Sex das 8h às 18h

contato@atijuridico.com.br

SIJAF

Blog da ATI

Por que buscar uma formação em gestão na advocacia?

Formação em gestão na advocacia

O papel de qualquer gestor dentro de uma organização, seja em nível estratégico, tático ou operacional é maximizar seus resultados, utilizando da melhor forma os recursos disponíveis – que, em realidade, nem sempre são os ideais ou em quantidade necessária. Daí surge a necessidade da formação em gestão para os advogados-gestores. O Advogado-gestor deve trabalhar buscando atingir as metas, alinhadas aos objetivos do escritório, com a efetividade necessária, para que a soma dos resultados contribuam para o crescimento e satisfação de todos os envolvidos.

O filosofo chinês Sun Tzu, em seu tratado intitulado Arte da Guerra, escrito aproximadamente no Século III a.C., já apontava o quão importante é, para aqueles que estão ocupando a função de gestor, buscar o domínio técnico e comportamental requerido a esta posição com a seguinte citação:

“Se me disserem qual o governante possui influência moral, qual o mais hábil dos comandantes, qual dos exércitos retira mais vantagens das forças naturais e do terreno, quais os regulamentos e instruções mais bem executados, quais são as tropas mais robustas; qual conta com os oficiais mais bem preparados, qual concede prêmios e castigos de maneira correta; saberei prever qual dos lados será vitorioso e qual será derrotado”.

Realizando uma analogia entre a citação do contexto da arte militar e a realidade do cenário do mercado corporativo atual, muitos autores descreveram uma variedade de livros e interpretações aplicadas ao mundo dos negócios, relacionando a complexidade de metas, recursos, pessoas, processos e objetivos. Nestas relações é exposto que o gestor atual é obrigado a conviver, buscando harmonizar a estrutura técnica, física, financeira e humana da organização, empresa, escritório ou departamento, confrontando as adversidades que se apresentam e se modificam constantemente.

Colaboradores com problemas pessoais influenciando no seu desempenho, necessidade de reduzir custos ou dobrar o faturamento nos meses que se seguem, reformular a atuação no mercado influenciado por uma nova concorrência, se adaptar às regulamentações, maximizar a qualidade do serviço ou produto. Estas são questões que exigem competências específicas mostrando a importância da formação em gestão e que devem ser observadas para o desenvolvimento de qualquer pessoa que esteja ocupando esta posição.

Passos para a formação em gestão

O engenheiro francês Jules Henri Fayol, formado pela École des Mines de Saint-Étienne e um dos teóricos clássicos da ciência da administração, sendo o fundador da teoria clássica da administração e autor de Administração Industrial e Geral, editado em 1916, foi um dos primeiros a desenvolver a ideia que o processo de gestão poderia ser ensinado e aprendido dentro de cinco linhas de conhecimento: Planejamento, Organização, Coordenação, Controle e Comando. Com a revisão de sua obra, reformulações das funções de gestão por diversos pensadores com o passar dos anos, os autores atuais simplificaram em quatro categorias. São elas: Planejar, Organizar, Controlar e Liderar (sendo comandar e coordenar entendidas como funções de liderança).

Planejar

Os conhecimentos em planejamento orientam a construção de visão de futuro, principalmente, objetivos e metas. Como serão alcançadas? Quais são seus propósitos? É uma competência que auxilia as pessoas e as organizações em um melhor entendimento do cenário atual para construção de caminhos estratégicos visando o cenário futuro idealizado, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam concretizados.

Organizar

Os conhecimentos em organização ajudam a dar ordem lógica as ações e cenários, classificar e sequenciar atividades observando a devida adequação das pessoas e recursos da organização, deixando claro para todos os envolvidos do que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se e o que é preciso para a realização da tarefa. A organização é um processo que facilita a execução do planejamento na realização de objetivos.

Liderar

Como já foi citado a atividade de liderança envolve conhecimento em comando e coordenação de recursos, influenciando pessoas para que trabalhem com a motivação e foco correto em prol dos objetivos da organização. Com as metas e objetivos traçados no processo de planejamento, a classificação de prioridades e ordenação de atividades do processo de organização. Agora cabe a liderança buscar a efetividade das realizações das pessoas durante o processo de execução. Quando se desenvolve a liderança se faz necessário buscar o devido conhecimento em gestão de pessoas. O fator chave de competência nesta área está relacionada ao autoconhecimento. Como consequência, o comportamento do líder pode influenciar as atividades desenvolvidas pelos colaboradores dentro de cada área desenvolvida pela organização.

Controlar

Com os conhecimentos de planejamento, organização e liderança devidamente desenvolvidos o gestor deve buscar um entendimento de conhecimentos e ferramentas que o auxiliem no acompanhamento das atividades a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios dos alvos pré-estabelecidos durante o seu desenvolvimento. Deve-se observar que todos os esforços desenvolvidos se somam em um processo integrado com atividades interdependentes.

Qualquer pessoa que esteja ocupando a função de gestor, ou deseje evoluir para ocupar esta posição, pode melhorar seu desempenho e resultados empreendendo esforços na busca de conhecimentos e em desenvolver habilidades nestas áreas. Peter Drucker, um dos maiores pensadores contemporâneos do processo de gestão e considerado pai da administração moderna, já afirmava que:

“Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação”.

Artigo escrito por Emmanoel Monteiro, mestre em engenharia de software e Diretor de Tecnologia da ATI Jurídico. A formação em gestão e aperfeiçoamento na área de empreendedorismo faz parte da sua rotina? Deixe seu comentário e participe da evolução do tema.

 

Deixar uma Resposta



POCKET JURÍDICO